Portuguese English French German Italian Spanish

TESTE DE INCLINAÇÃO ORTOSTÁTICA OU TESTE DE TILT

O Teste de Inclinação Ortostática ou Teste de Tilt é um exame complementar de diagnóstico utilizado para o diagnóstico da síncope neurocardiogénica.

O Teste de Tilt consiste na monitorização e registo continuo da Pressão Arterial (PA) e do traçado eletrocardiográfico (ECG) do paciente, com o objetivo de detetar disfunções do sistema nervoso autónomo que acarretam quedas indesejáveis da PA e/ou da Frequência Cardíaca (FC), levando a perdas de consciência por diminuição do fluxo cerebral.

Protocolo do Teste de TILT:

Para a realização do exame é necessário um jejum prévio de 6 horas. O exame é iniciado colocando-se o paciente em decúbito dorsal sobre uma mesa basculante com apoio de pés e cinto de segurança no tronco. É estabelecido um acesso venoso e o paciente é monitorizado ao equipamento “Task Force” que permite a monitorização contínua da PA e do ECG e a um desfibrilhador externo com opção da função pace externo.

O Teste de TILT inclui 3 fases:

1.    Fase passiva:

Durante 5 a 10 minutos o paciente permanece em posição horizontal para monitorização da PA e FC basais. Após este período, é efetuado a massagem do seio carotídeo direito e esquerdo, após o qual se inicia a inclinação passiva do paciente até uma inclinação da mesa de aproximadamente 60ᵒ a 70ᵒ, permanecendo nesta posição durante 30 minutos, registando-se os valores da PAe FC de 3 em 3 minutos.

2.    Fase de provocação farmacológica:

Mantendo a inclinação da mesa de aproximadamente 60ᵒ a 70ᵒ e a monitorização contínua da PA e da FC, é administrado Nitoglicerina sublingual.

Esta fase dura aproximadamente 15 minutos, mantendo o paciente na mesma posição.

3.    Fase de recuperação:

A mesa volta a ser colocada em posição horizontal e o paciente permanece monitorizado até que as alterações hemodinâmicas e eletrofisiológicas voltem ao normal, o que geralmente acontece espontaneamente após poucos minutos.

O exame é interrompido sempre que se reproduza sintomatologia – síncope – em qualquer uma das fases.

 

Na nossa Unidade de Pacing e Arritmologia, o Teste de TILT é realizado por uma equipa treinada, constituída por um Médico, um Enfermeiro e um Cardiopneumologista e realizamos aproximadamente 40 Testes de TILT anualmente.