Portuguese English French German Italian Spanish

A TAC de múltiplos cortes é fundamentalmente utilizada para avaliação da doença coronária, constituindo uma técnica excelente para exclusão de estenoses significativas, possibilitando o cálculo do score de cálcio, técnica simples, que quantifica a presença de cálcio coronário, utilizando um score que é relacionável com a presença e gravidade dessa doença. O grande interesse da TAC coronária resulta do seu elevado valor preditivo negativo, permitindo excluir, com 95% de sensibilidade, doença significativa, na ausência de lesões detectáveis no exame. Como tal, constitui um teste particularmente útil nos casos de probabilidade pré-teste intermédia a baixa.

Também possibilita a avaliação da função cardíaca ou caracterização de massas mas constitui sempre um método de segunda linha relativamente à RMC sendo indicada em caso de contraindicação para a sua realização.

Continua, no entanto, a ser o método de 1ª linha na avaliação de grandes vasos e malformações arteriovenosas.

A desvantagem destas últimas técnicas, ou seja da cintigrafia e da TAC, resulta da exposição a radiação mas recentes progressos na área têm permitido uma progressiva e significativa redução desta mesma exposição.