Portuguese English French German Italian Spanish

A Unidade de Pacing e Eletrofisiologia está integrada no Serviço de Cardiologia do Hospital Geral do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

A equipa de profissionais de saúde é constituída por Médicos Cardiologistas diferenciados na área da Arritmologia, assim como por Técnicos Cardiopneumologistas e Enfermeiros que proporcionam ao utente com perturbações de ritmo cardíaco os cuidados de saúde adequados a cada situação clínica.

A Unidade de Pacing Cardíaco é uma das mais antigas do país, iniciou a sua actividade na década de 70 do século passado, e realiza neste momento aproximadamente 550 procedimentos anualmente.

As principais actividades da Unidade de Pacing Cardíaco e Eletrofisiologia consistem na implantação de Pacemakers (PM), de cardioversores desfibrilhadores (CDI), dispositivos de ressincronização cardíaca com e sem backup de desfibrilhador (CRT) e Registadores de Eventos implantáveis, quer na população adulta quer em crianças.

Para além da implantação dos diversos dispositivos cardíacos implantáveis, asseguramos também o seguimento presencial dos portadores de PM, CDI, CRT e Registador de Eventos implantáveis realizando aproximadamente 5000 consultas anualmente.

Como exames complementares não invasivos da Cardiologia, realiza-se também nesta Unidade o Teste de inclinação ortostática, ou Teste de Tilt, exame que identifica alterações do ritmo cardíaco e da pressão arterial associadas a modificações da postura corporal.

Dispõe ainda de gravadores de Registador de Eventos externos, que permite o registo eletrocardiográfico durante um período máximo de 21 dias utilizado em situações de sintomatologia esporádica, como palpitações, lipotimias, sincope, etc.

Os doentes com Taquiarritmias sintomáticas que necessitem de procedimentos de Electrofisiologia Invasiva, quer diagnóstica, quer terapêutica (ablação) são referenciados ao Polo HUC do CHUC, onde são tratados com a colaboração de uma equipa diferenciada nesta área, que em breve vai contar com a colaboração de dois médicos do nosso Serviço que se encontram actualmente a fazer formação especifica em Inglaterra.

A Unidade de Pacing e Eletrofisiologia aposta no bem-estar do doente, numa relação eticamente irrepreensível com estes, na humanização dos cuidados prestados e na constante actualização científica e tecnológica, de modo a oferecer um atendimento e acompanhamento de excelência.