cateterização cardíaca é um método invasivo de imagem que permite examinar o coração:

• Avaliar e confirmar a presença de doença arterial coronária, doença valvular e doença da aorta;
  • Avaliar a função contráctil do coração;
  • Determinar a necessidade de prosseguir para tratamento da doença, seja por intervenção percutânea ou cirurgia cardíaca.

Na cateterização cardíaca utiliza-se um tubo de pequenas dimensões (catéter), que se coloca através duma artéria ou veia do antebraço ou da região inguinal. O catéter permite alcançar o coração com o auxílio de um dispositivo especial de raio-x e de um líquido de contraste, permitindo a definição por fluoroscopia das cavidades cardíacas, válvulas e principais vasos (angiografia).

Estarei acordado durante a angiografia?

Sim. A angiografia é segura e relativamente indolor, estando o doente consciente e acordado durante todo o procedimento, utilizando-se unicamente um anestésico no local da punção vascular.

Onde e quem realiza a cateterização cardíaca?

O procedimento é realizado num Laboratório de Angiografia Cardíaca e é realizado por uma equipa com treino especializado, constituída por médico cardiologista, enfermeiro e técnico.

Qual é a duração do procedimento?

A angiografia cardíaca tem uma duração habitual de 30 minutos. No entanto, o período de preparação e recobro podem durar várias horas (2-4 horas). Deve planear o seu dia, de modo a permanecer no nosso serviço de Cardiologia durante todo o dia.

Quais são os riscos possíveis?

O seu cardiologista deverá discutir previamente os riscos específicos e os benefícios potenciais associados à angiografia cardíaca. Alguns dos riscos possíveis relacionados com este exame incluem:

• Reação alérgica ao material de contraste (0,37%);
  • Alterações do ritmo cardíaco; (0,38%);
  • Hemorragia associada à punção vascular (0,43%);
  • Enfarte do miocárdio (0,05%);
  • Trombose cerebral (0,07%);
  • Mortalidade (0,11%) [Johnson. Cardiac catheterization. CathetCardiovascDiagn].

Os riscos e benefícios do procedimento devem ser claramente explicados pelo seu cardiologista antes do procedimento. Para que entenda porque foi recomendado que realizasse o cateterismo cardíaco, e quais são os riscos possíveis deste procedimento.

Alergias:

No caso de antecedentes de alergia, deve discutir os riscos com o seu médico, especialmente se relacionados com exposição prévia a material de contraste ou produtos iodados.

Medicações:

Deve discutir com o seu médico a sua medicação habitual. Traga uma lista detalhada com a medicação que está a fazer. Poderá haver necessidade de suspender ou ajustar a dose dos fármacos previamente ao procedimento, sobretudo no caso de realizar anticoagulação ou antidiabéticos orais.

O que devo trazer no dia do procedimento?

• Recomendamos que se faça acompanhar por um elemento da família ou amigo;
  • Traga um robe ou camisa de dormir para usar enquanto espera pelo procedimento;
  • Traga uma muda de roupa, no caso de necessitar de internamento posterior ao procedimento. Não traga nenhum objeto de valor consigo;
  • No final do procedimento está contraindicado conduzir. Pelo que providenciar alguém que o possa transportar até casa. Tenha atenção que não terá alta do hospital, se não tiver assegurado o seu transporte após o procedimento.