Portuguese English French German Italian Spanish

As arritmias são perturbações relacionadas com o ritmo dos batimentos cardíacos. Estas perturbações podem ocorrer devido a um ritmo excessivamente lento, à ausência ocasional de um ou mais batimentos ou a um número excessivo de batimentos rápidos por minuto.

O Pacemaker é um pequeno dispositivo colocado no tórax, na região delto-peitoral, para ajudar a controlar ritmos cardíacos anormais, nomeadamente as bradiarritmias.

O sistema de Pacemaker é constituído por um gerador de impulsos (Pacemaker) e por um, dois ou três eletrocateteres que ligam o Pacemaker ao coração.

A implantação de um Pacemaker cardíaco exige uma pequena cirurgia que é normalmente realizada com anestesia local. Através de uma pequena incisão na pele, abaixo da clavícula, é introduzido cuidadosamente os eletrocateteres no coração (um na aurícula direita e outro no ventrículo direito), através de uma veia. O procedimento é controlado através de Raios X. Depois de posicionados, os eletrocateteres serão testados para garantir que detetam o sinal cardíaco e conseguem estimular o coração adequadamente. Após estes testes, o dispositivo é conectado aos eletrocateteres. Finalmente, é formada uma pequena bolsa (ou loca) debaixo da pele na área do músculo peitoral (abaixo da clavícula) para alojar o Pacemaker, sendo esta fechada com uma sutura.

Cuidados a ter após a implantação de um Pacemaker:

  • Evitar atividades que exijam esforços durante o primeiro mês, após o qual poderá retomar a sua vida normal.
  • Comparecer às consultas de seguimento
  • Vigiar a loca do Pacemaker (sinais de vermelhidão, inchaço, …)
  • Trazer sempre consigo o cartão de identificação do Pacemaker cardíaco
  • Informar todos os profissionais de saúde que o tratarem de que tem um Pacemaker cardíaco

Na nossa Unidade de Pacing e Arritmologia realizamos cerca de 450 a 500 procedimentos anualmente, entre Pacemakers câmara única, dupla câmara e de Ressincronização cardíaca (CRTP) indicado em situações de Insuficiência cardíaca.

Para além da implantação destes dispositivos asseguramos também o seu seguimento.