O Programa de Estímulo a Projetos de Investigação Interdisciplinar e Translacional (PEPITA) é um projeto da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), planificado com o apoio do banco Santander-Totta, que visa apoiar o desenvolvimento do conhecimento científico.
Este ano, a bolsa PEPITA selecionou um projeto da área estratégica cardiovascular, no valor de 32 mil euros, que se destina à aquisição de uma máquina de ecocardiografia, com uma sonda especial para pequenos animais. Este equipamento “vai ser uma mais-valia para a faculdade em geral e para a área estratégica cardiovascular em particular”, segundo Lino Gonçalves.
Este equipamento irá “permitir aos vários grupos de investigação da área cardiovascular a sua utilização em projetos próprios”. No entanto, a “grande vantagem” é o “reforço da área com equipamento cada vez mais sofisticado”, para tentar desenvolver uma “investigação cada vez mais competitiva em termos internacionais”.
Ainda segundo Lino Gonçalves, este tipo de financiamento impulsiona “projetos de investigação e tem um valor simbólico como incentivo para as pessoas continuarem a fazer um trabalho de qualidade”.