No dia 6 de agosto de 2018 reentraram em funcionamento as duas salas de hemodinâmica do pólo Hospital Geral (Covões) do serviço de cardiologia do CHUC.
Após uma paragem de cerca de 3 meses, devido a um incêndio, no dia 30 de abril, provocado pela UPS (bateria do equipamento), foi possível recuperar o normal funcionamento do serviço.
O processo de recuperação foi complexo e minucioso mas com o apoio incondicional do Conselho de Administração do CHUC, podemos dizer que agora este pólo está ainda melhor do que antes.
Estas duas salas estão agora equipadas com meios para a realização de diversos exames, como cateterismos cardíacos, angioplastias coronária, implantação de dispositivos de pacing e CDIs, intervenção vascular percutânea, entre outros procedimentos de elevada complexidade.
A intervenção criteriosa de todos os agentes responsáveis pelo processo de remodelação, nomeadamente o acompanhamento, supervisão e parecer do Gestor de Risco da Instituição, permitiu garantir que estão reunidas agora todas as condições indispensáveis ao normal funcionamento do serviço e à prestação de cuidados de excelência aos utentes da região centro com doenças cardiovasculares.
Ultrapassada que está a fase de testes, as salas começarão a trabalhar na sua plenitude, com 12 a 15 exames diários.