Portuguese English French German Italian Spanish

A Unidade de Intervenção Cardiovascular (UNIC) do Hospital Geral do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) é constituída por 2 salas de angiografia, área técnica, unidade de recobro, sala de espera e secretariado.

Tem um horário de funcionamento alargado (de 2ª a 6ªfeira, de manhã e de tarde) e engloba no seu quadro técnico: 5 Cardiologistas de Intervenção (3 subespecialistas, 2 em formação), 2 Cirurgiões Vasculares, 1 Nefrologista, 5 Enfermeiros e 3 Técnicos de Cardiopneumologia, além dos auxiliares e elementos de secretariado comuns ao serviço.

unic1 unic2

A Intervenção Cardiovascular no Hospital Geral tem já 18 anos de existência, tendo alcançado números como 30.000 cateterismos ou as 10.000 angioplastias coronárias, muito embora se distinga no contexto regional e nacional pela forte componente de intervenção não coronária, com intervenções como a angioplastia carotídea, encerramento de defeitos septais, encerramento do apêndice auricular esquerdo, abordagem de leaks periprotésicos, angioplastia periféricas, entre outras.

Todos os dias recebe doentes provenientes dos principais hospitais da zona centro, para além do próprio CHUC. Cidades como Castelo Branco, Guarda, Viseu, Covilhã, Figueira da Foz, Leiria e Aveiro, referenciam de forma regular doentes para intervenção coronária e não coronária, mas também muitos cardiologistas, de forma particular, referenciam os seus doentes para diagnóstico e intervenção percutânea na UNIC.

Foi o primeiro centro a nível nacional a fazer de forma regular cateterismos por via radial iniciando o seu programa radial há mais de 10 anos (actualmente mais de 90%), bem como cateterismo em regime de ambulatório optimizando da melhor forma os recursos logísticos e a capacidade hospitalar instalada.

Recentemente inaugurou uma nova sala de angiografia, equipada com os mais modernos recursos técnicos para melhor servir os seus doentes tentando aumentar e melhorar o tratamento percutâneo das doenças vasculares na região Centro.