Portuguese English French German Italian Spanish

A área da Imagem não Invasiva Cardiovascular tem-se revelado um componente essencial no diagnóstico e orientação terapêutica dos doentes do âmbito da especialidade de Cardiologia.  

Atualmente são quatro as técnicas de imagem não invasivas que dispomos para este estudo: a ecocardiografia, a imagem nuclear (particularmente “single photon emission computed tomography “ - SPECT e “positron emission tomography “- PET), a imagem de ressonância magnética cardíaca (RMC) e a tomografia axial computorizada (TAC) de múltiplos cortes. A decisão relativamente ao método de imagem a utilizar depende não só do objecto do estudo, ou seja do problema que se pretende ver esclarecido, mas também da disponibilidade da técnica e de factores relacionados com o próprio doente.

Todas estas vertentes da Imagem Cardiovascular não Invasiva têm sido alvo de importante investigação reflectindo, particularmente na ultima década, um extraordinário avanço técnico que procura acompanhar e contribuir para a  evolução de todas as restantes áreas da Cardiologia.