Portuguese English French German Italian Spanish

o Laboratório DE Hemodinâmica CHUC-HG na ASSOCIAÇÃO EUROPEIA DE CARDIOLOGIA DE INTERVENÇÃO


A Sociedade europeia de Cardiologia (ESC) é a entidade científica que tem um papel central na educação e treino da cardiologia na Europa, através da realização de congressos, de cursos, de publicações e de ensino à distância. Esta sociedade acaba também por ter um papel na harmonização da prática da Cardiologia na Europa através da definição de guidelines. A sua grande meta é reduzir o impacto da doença cardiovascular na Europa e a sua estrutura assenta na subdivisão em diferentes grupos de trabalho de acordo com as seguintes áreas médicas: General Cardiology, Acute Cardiovascular Care Association (ACCA), European Association of Cardiovascular Imaging (EACVI), European Association for Cardiovascular Prevention & Rehabilitation (EACPR), European Association of Percutaneous Cardiovascular Interventions (EAPCI), European Heart Rhythm Association (EHRA) e Heart Failure Association (HRA).

A EAPCI tem como missão a redução do impacto da doença cardiovascular na Europa através das intervenções cardiovasculares percutâneas sendo responsável pela organização do congresso EuroPCR, pela publicação da revista EuroIntervention e pela estruturação da ESCe-Learning Platform (ESCeL) para a subespecialidade em Cardiologia de Intervenção. A plataforma ESCeL encontra-se em utilização por mais de 2000 cardiologistas em diferenciação nas 7 diferentes áreas de estudo. A estrutura da ESCeL para a subespecialidade de Cardiologia de Intervenção, encontra-se no cartaz anexo e visa servir de exemplo para os grupos de Enfermagem e Técnicos.

A ponte de ligação entre a EAPCI e o Laboratório de Hemodinâmica CHUC-HG (UNIC) faz-se por meio do Prof. Doutor Lino Gonçalves e do Dr. Marco Costa, cardiologistas de intervenção na UNIC, o primeiro como Presidente e o segundo como membro do Comité Educação e Treino da EAPCI.

No entanto, esta ligação não se esgota a nível médico. Um dos objetivos da ESC e da EAPCI é desenvolver a partilha clínica e cientifica entre todos os profissionais de saúde envolvidos nesta área no sentido da diferenciação de todos os profissionais que colaboram com os cardiologistas de intervenção, potenciando a qualidade dos procedimentos e dos cuidados prestados aos doentes. Desta forma, têm vindo a surgir grupos de trabalho de enfermagem e profissões aliadas associados às respetivas subespecialidades médicas.

É exemplo disso, o Council on Cardiovascular Nursing and Allied Professions (CCNAP) que promove a excelência da prática, educação e investigação na especialidade de Enfermagem Cardiovascular (vigente em alguns Países) por meio da publicação da revista científica Cardiovascular Nursing e da organização do congresso anual EuroHeartCare. Este grupo encontra-se a desenvolver a especialidade Europeia de Enfermagem Cardiovascular, cujo currículo integral foi já publicado e pode ser visualizado em anexo. O próximo passo será integrá-lo na plataforma ESCeL constituindo o curso de formação avançada da especialidade referida.

Mais recentemente surgiu um grupo mais específico EAPCI Nurses & Allied Professions (EAPCI N&AP) encarregado de criar um padrão de educação, treino e investigação Europeu para Enfermeiros e Técnicos (Cardiopneumologia e Radiologia) que trabalham na Cardiologia de Intervenção. A este nível, a Enf.ª Salomé Coelho, enfermeira da UNIC e membro do Comité de Educação do EAPCI N&AP, tem colaborado neste projeto. Este projecto tem como visão aumentar o perfil profissional dos Enfermeiros e Técnicos que trabalham na especialidade de Cardiologia de Intervenção na Europa através dos seguintes objetivos:

Desenvolver um quadro de educação e treino para a aquisição de conhecimento, capacidades e competências diferenciadas no sentido de funcionar como um membro independente dentro da equipa de cardiologia de intervenção;

Desenvolver um currículo base Europeu e a sua consequente inclusão na plataforma ESCeL;

Alcançar certificação como profissional diferenciado na especialidade de Intervenção Cardiovascular.

Este Comité de Educação da EAPCI N&AP é constituído por mais 5 membros, destacando-se o Técnico de Cardiopneumologia, também português, o Téc. Ricardo Esteves (Hospital Garcia da Horta, Lisboa), sendo os restantes membros enfermeiros de diferentes nacionalidades. Este comité organiza reuniões presenciais e conferências telefónicas e de Skype. Para além disso, participa no EuroPCR, na divulgação da sua atividade e na ligação aos responsáveis nacionais. Prevê-se, a curto prazo, neste âmbito, a ligação com a Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC).

A colaboração e participação do grupo EAPCI N&AP no EuroPCR compreendem a organização das sessões, receção e avaliação dos abstracts, organização dos chairperson, co-chair e panellists que moderam as sessões, apresentação de temáticas ou estudos, realização e avaliação de posters, atribuição dos prémios e realização de reuniões.

SalomPCR1
SalomPCR2
SalomPCR3
SalomPCR4

 

Ponto de situação:

Encontra-se a decorrer a elaboração do Currículo Europeu EAPCI N&AP estando prevista a sua publicação para o final do ano corrente.

Estará para breve dentro do grupo profissional a criação de um comité de investigação com o objetivo de dinamizar a elaboração de estudos de investigação na Europa.

O projeto EAPCI N&AP é ambicioso e pioneiro e pretende chegar a todos os enfermeiros e técnicos da Europa. Neste sentido, foi criado um grupo no LinkedIn, Nurses and Allied Professions in Interventional Cardiology, em que todos os que queiram participar na atualização e desenvolvimento da intervenção cardiovascular, na sua vertente não médica, nos seus laboratórios de hemodinâmica, são convidados a juntarem-se. Podem também tornar-se membros da EAPCI e da ESC de acordo com o flyer anexo. 

Finalmente, participem nos congressos EuroPCR e EuroHeartCare de 2016, enviando os abstracts dos trabalhos e posters!