Portuguese English French German Italian Spanish

image31O Dr. Luis Dias que esteve a fazer o seu internato da especialidade de cardiologia, no nosso serviço, nos últimos 3 anos, regressou a Cabo Verde, seu País de origem, para realizar o seu exame final de especialidade.

Do júri deste exame fizeram parte o Prof. Lino Gonçalves, nosso director de serviço, o Dr. José Nascimento, orientador da formação do Dr. Luís Dias em Portugal, o Dr. Nuno Quintal, em representação do Colégio de Cardiologia da Ordem dos Médicos de Portugal, a Drª. Vanda Azevedo, Presidente do Colégio de Cardiologia da Ordem dos Médicos de Cabo Verde, bem como a Drª Irenita Soares, Directora do Serviço de Cardiologia, a qual presidiu ao júri. Este exame de final de especialidade correu muito bem, tendo o Dr. Luis Dias sido aprovado por unanimidade e distinção.

Durante a estadia em Cabo Verde os médicos do nosso serviço presentes nesta missão tiveram também a oportunidade de observar e discutir com os nossos colegas de Cabo Verde vários doentes que nos foram apresentados. Para além disso, foram realizadas várias acções de formação pós-graduada pelo Prof. Lino Gonçalves, pelo Dr. Nascimento e pela Enfermeira Salomé Coelho.

image1Reunião de trabalho no Ministério da Saúde de Cabo Verde. Da esquerda para a direita: Drª Vanda Azevedo (Presidente do Colégio de Cardiologia da Ordem dos Médicos de Cabo Verde), Prof. Doutor Lino Gonçalves (Director do Serviço de Cardiologia do CHUC-HG), Dr. Arlindo do Rosário (Ministro da Saúde de Cabo Verde), Dr. Nuno Quintal (Representante do Colégio de Cardiologia da Ordem dos Médicos de Portugal, Dr. Luís Dias (Cardiologista de Cabo Verde), Dr. José Nascimento (Cardiologista do CHUC-HG). 

 

image2Reunião de trabalho no Hospital Agostinho Neto, Praia, Cabo Verde. Da esquerda para a direita: Dr. José Nascimento (Cardiologista do CHUC-HG), Dr. Nuno Quintal (Representante do Colégio de Cardiologia da Ordem dos Médicos de Portugal), Drª Vanda Azevedo (Presidente do colégio de Cardiologia da Ordem dos Médicos de Cabo Verde), Drª Maria da Luz Tavares Mendonça (Presidente da Direcção Geral de Saúde de Cabo Verde), Prof. Doutor Lino Gonçalves (Director do Serviço de Cardiologia do CHUC-HG), Dr. Fernando Lopes (Cardiologista de Cabo Verde).

 

image3Reunião de trabalho no Hospital Agostinho Neto, Praia, Cabo Verde. Da esquerda para a direita: Dr. Fernando Lopes (Cardiologista de Cabo Verde), Dr. Luís Dias (Cardiologista de Cabo Verde), Drª Irenita Soares (Directora do Serviço de Cardiologia do Hospital Agostinho Neto, Praia, Cabo Verde), Prof. Doutor Lino Gonçalves (Director do Serviço de Cardiologia do CHUC-HG), Dr. Fernando Almeida (Diretor Clínico do Hospital Agostinho Neto, Praia, Cabo Verde),  Dr. Nuno Quintal (Representante do Colégio de Cardiologia da Ordem dos Médicos de Portugal), Dr. José Nascimento (Cardiologista do CHUC-HG), Drª Vanda Azevedo (Presidente do colégio de Cardiologia da Ordem dos Médicos de Cabo Verde).

 

image4Reunião do júri de exame final da especialidade de Cardiologia no Hospital Agostinho Neto, Praia, Cabo Verde. Da esquerda para a direita: Dr. Luis Dias (candidato), Drª Irenita Soares (Directora do Serviço de Cardiologia do Hospital Agostinho Neto e presidente do júri), Prof. Doutor Lino Gonçalves (Director do Serviço de Cardiologia do CHUC-HG), Drª Vanda Azevedo (Presidente do colégio de Cardiologia da Ordem dos Médicos de Cabo Verde), Dr. Nuno Quintal (Representante do Colégio de Cardiologia da Ordem dos Médicos de Portugal, Dr. José Nascimento (Cardiologista do CHUC-HG).

 

image5Reunião de trabalho no Hospital Agostinho Neto, Praia, Cabo Verde. Da esquerda para a direita: Dr. Nuno Quintal (Representante do Colégio de Cardiologia da Ordem dos Médicos de Portugal, Prof. Doutor Lino Gonçalves (Director do Serviço de Cardiologia do CHUC-HG), Dr. Daniel Ferreira (Presidente da Ordem dos Médicos de Cabo Verde), Drª Vanda Azevedo (Presidente do Colégio de Cardiologia da Ordem dos Médicos de Cabo Verde), Dr. José Nascimento (Cardiologista do CHUC-HG), Dr. Fernando Lopes (Cardiologista de Cabo Verde).

 

A recepção à equipa do nosso serviço foi muito calorosa tendo sido possível efectuar também reuniões de trabalho onde foram discutidos vários projectos de colaboração para o futuro, com altos dignitários da estrutura de saúde de Cabo Verde. As personalidades com as quais tivemos reuniões de trabalho foram:

Ministro da Saúde – Dr. Arlindo do Rosário

Directora Geral de Saúde - Drª Maria da Luz Tavares Mendonça

Bastonário da Ordem dos Médicos de Cabo Verde – Dr. Daniel Ferreira

Presidente do Conselho de Administração do Hospital Agostinho Neto, Praia –Dr.  Júlio Andrade

Diretor Clínico do Hospital Agostinho Neto, Praia – Dr. Fernando Almeida

Diretora do Serviço de Cardiologia do Hospital Agostinho Neto, Praia – Drª Irenita Soares

Presidente do Colégio de Cardiologia da Ordem dos Médicos de Cabo Verde – Drª Vanda Azevedo

Esta colaboração com o nosso serviço irá continuar para o futuro, esperando-se em breve que um colega cardiologista Dr. Fernando Lopes, conjuntamente com a técnica de cardiopneumologia, Glenda Garcia, ambos de Cabo Verde, venham ao nosso serviço fazer um estágio de aperfeiçoamento na área do pacing.