Portuguese English French German Italian Spanish

O GuIC é um laboratório de investigação transdisciplinar que é liderado por Henrique Girao, que combina biologia celular, bioquímica e modelos animais para estudar a importância da comunicação celular, de forma a manter o normal funcionamento dos tecidos e dos órgãos. Este grupo tem um interesse especial no estudo dos mecanismos moleculares e nas vias de sinalização que governam a comunicação entre as células cardíacas e como a sua alteração pode contribuir para as doenças cardiovasculares. Para atingir este objectivo a investigação deste laboratório depende de técnicas e metodologias complementares, as quais fornecem uma perspectiva holística, desde os mecanismos moleculares à função do órgão. A colaboração com a Cardiologia Clínica, e com os cardiologistas é vital para se realizar uma investigação translacional de elevada qualidade.

A comunicação intercellular pode ocorrer directamente entre células adjacentes, através das gap junctions, ou à distância, através de vesículas extracelulares.

O laboratório de investigação tem como principais objectivos elucidar:

1.     Os mecanismos que governam a comunicação intercelular dependente das gap junctions dependentes das conexinas, com um enfoque especial nos processos proteolíticos dependentes da ubiquitina.

2.     Os mecanismos através dos quais as vesiculas extracelulares seleccionam a sua carga e libertam esse conteúdo nas células receptoras. 

Um melhor conhecimento destes processos biológicos tem uma particular importância no coração onde:

1.     A comunicação intercelular dependente das gap junctions é vital para assegurar uma propagação rápida e eficiente do impulso eléctrico o qual é responsável pelo batimento cardíaco sincronizado e coordenado.

2.     A comunicação intercelular a longa distância através de vesículas entre as várias células que constituem o coração, incluindo os cardiomiócitos, células endoteliais e células musculares lisas, fibroblastos, macrófagos, adipócitos, é essencial para manter a homestosa cardíaca normal.